Aeróbico, Treino

Corrida: dicas para iniciar a atividade

novembro 10, 2014

Como já falamos em posts passados, pessoas que querem dar início a uma vida mais ativa geralmente encontram como alternativa mais fácil a corrida. O que comumente ocorre, e que é perfeitamente normal, é que essas pessoas não sabem exatamente como iniciar, e a dica de hoje é justamente como fazer isso.

Para dar início à prática desse tipo de atividade, é importante se atentar a alguns detalhes como: os locais onde serão realizados os treinos de corrida, o tênis que será utilizado para correr (nesse caso, o melhor a se fazer é consultar um especialista para saber qual é o melhor indicado para o seu tipo de pisada), a postura utilizada para realizar o exercício, cuidado com as articulações, principalmente dos tornozelos e joelhos (a musculação é indicada para o fortalecimento destas), e também respeitar sempre os limites do corpo.

Para todos os iniciantes, o que é mais importante respeitar é à distância, o tempo e a velocidade que será realizado o exercício, sempre iniciando do mais fácil para o mais difícil, assim evitando frustrações. Como incentivo, estabelecer metas e objetivos é importante, desde que sejam objetivos alcançáveis. Para ajudar, montei um pequeno treino de corrida para iniciantes.

Lembrando que antes de iniciar a atividade, é importante estar bem alimentado e sempre aquecer antes. No caso da corrida, inicie com uma caminhada de aproximadamente 5 minutos, aumentando a passada após estes 5 minutos para chegar à velocidade de um trote, e logo depois disso, chegar a uma velocidade razoável de corrida. Pessoas que não estão acostumadas a correr, o ideal é o treino intervalado para melhorar condicionamento e para o corpo se adaptar. Assim será possível buscar os objetivos desejados e realizar a corrida. O treino intervalado se inicia com um trote leve e chega a pequenos tiros (aumento de velocidade) em alguns momentos.

Tabela sugerida para iniciantes:

5 minutos de caminhada
3 minutos de trote (corrida lenta)
2 minutos de tiro (aumento da velocidade)
Repete
3 minutos de trote
2 minutos de tiro

Esse treino pode ser realizado até completar aproximadamente 40 minutos de atividade. Logo após estes 40 minutos realizados, é indicado que a pessoa realize mais 5 minutos de caminhada, sempre reduzindo a velocidade para recuperar os batimentos e relaxar a musculatura após a atividade.


Referencias:
GALLOWAY, Jeff, “Manual da Corrida”


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