Aeróbico, Treino

Correndo na chuva

novembro 5, 2014

Essa época do ano (de outubro a abril, aproximadamente) é a época do ano mais chuvosa. Claro, nada melhor que uma chuvinha pra refrescar após um período seco e quente, não é mesmo? Mas o tempo fechado pode provocar um efeito extremamente comum: preguiça! Convenhamos, não é nada divertido sair de casa sequinho, e, quando menos esperarmos, cair aquele toró para nos deixar ensopados e desconfortáveis! No entanto, não há motivos para desanimar dos treinos, principalmente os externos.

Quem tem costume de treinar somente ou predominantemente “indoors” (em locais fechados), a chuva não deverá se tornar um empecilho para o treino. Claro, é desanimador sair de casa na chuva quando a cama, cobertores e chocolate quente parecem mais amigáveis, mas não pode deixar com que um tempo ruim te desanime! Quem treina “outdoors” (em locais externos), no entanto, ainda pode continuar com os treinos!

O senso comum diz que não é bom sair com o corpo quente e tomar chuva gelada, que isso vai provocar resfriados e gripes. Isso é um mito. Pesquisas apontam que realizar atividades físicas e permanecer na chuva não afeta o sistema imunológico. Especialistas apontam que a queda de temperatura corporal é compensada pelo aumento das nossas células de defesa. Portanto, pode correr (quase) sem preocupações!

Aqui vão algumas dicas para você que pretende correr ou realizar outras atividades na chuva:

  • Cuidado com o terreno. Correr em terrenos desconhecidos na chuva poderá provocar lesões se você subestimar o tamanho de uma poça d’água, por exemplo. Fique especialmente atento ao terreno. A visão também é prejudicada com a chuva, dependendo de sua intensidade.
  • Cuidado com seu tênis. O tempo úmido e molhado poderá provocar o mofo e diminuir o tempo útil de seus companheiros. Deixe-os para secar o mais rápido possível.
  • Cuidado com sua imunidade. Se você acabou de se recuperar de uma gripe ou um resfriado, ou sente que ficará gripado, evite correr na chuva. Sua imunidade já debilitada poderá fazer com que você gripe novamente ou gripe de vez.
  • Hidrate-se. Mesmo na chuva e com tempo chuvoso, é importante que reponhamos a água que perdemos durante o dia. Hidratar-se, beber muita água, é extremamente importante.
  • Divirta-se. Correr na chuva é uma experiência bastante diferente da que você provavelmente está acostumado. Portanto, faça bom proveito e se divirta!

assana

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