Aeróbico, Treino

Corrida: Como iniciar

novembro 3, 2014

As pessoas que querem dar início a uma rotina de atividade física geralmente são recomendadas a iniciarem praticando corrida. No entanto, como a corrida é um exercício de alto impacto, para um sedentário que quer dar início a essa mudança de hábitos – e assim começar a praticar atividades físicas – a corrida pode se tornar uma atividade dolorosa. Essa atividade demanda do seu praticante uma atenção especial e uma grande dedicação, pois a corrida vai trazer seu benefícios, mas pode ser frustrante para quem está iniciando agora — inicialmente essa atividade pode trazer  dores, falta de ar, e outras dificuldades que serão complicadas de serem administradas para quem começa a praticar sem devida orientação.

A corrida traz para seus praticantes a liberação de hormônios relacionados ao bem estar (como a endorfina) e assim torna a atividade prazerosa e boa para quem quer relaxar ou desestressar.

Para darmos início a esta atividade, o que mais recomendo é o treino intervalado. O que é um treino intervalado?

O treino intervalado inicia-se com um aquecimento, depois passa para um trote. Com o trote já implementado, o praticante passa para o segundo passo: este colocará alguns minutos de corrida mais intensa, com uma velocidade maior. O terceiro passo é voltar à velocidade mais baixa, o trote, onde acontecerá a recuperação dos batimentos cardíacos e o descanso da musculatura para depois realizar outro tiro, repetindo assim o segundo passo. Para finalizar este treino, o praticante passa para o quarto e último passo: a diminuição gradativa da velocidade da corrida, assim diminuindo até  uma caminhada. Esse último passo é essencial para a recuperação total do fôlego e batimentos cardíacos.

O mais indicado para um iniciante de corrida é tentar respeitar o seu limiar anaeróbico, onde assim priorizando a gordura como sua fonte de energia para realizar a corrida, queimando mais calorias.

Sobre treinos para iniciantes e limiar anaeróbico, falaremos disso em outros posts, então fique de olho!


assinaturanosdois copy

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply