Estilo de Vida

Começar

outubro 25, 2014

Todo início e recomeço é difícil. Geralmente, “começar”, significa sair de uma zona de conforto anteriormente conhecida para enfiar a cara em novas experiências. Lembra-se do primeiro dia de aula da terceira série? Ou a primeira vez que saiu com aquela paquera no ensino médio? E quando iniciou o primeiro emprego? Todas foram experiências possivelmente apavorantes para quem não sabia o que esperava do outro lado da porta. Mas sabe o que aconteceu em todas as situações? Muito provavelmente você encarou a situação da melhor forma possível e seguiu em frente. Todas as situações foram agradáveis? Possivelmente. Assim como podem ter sido absolutamente desastrosas. Nem por isso você deixou de estudar, buscar novas paqueras, ou realizar novas entrevistas de emprego.

Como iniciar um estilo de vida saudável, então? Como sair da sua atual zona de conforto, mudar seus hábitos? Primeiramente, basta querer. Ninguém irá obriga-lo a seguir um estilo de vida saudável a não ser você mesmo. Alguém pode até sugerir que você realize essa mudança – seu médico, por exemplo. Mas se você não colocar em sua própria cabeça que é isso mesmo que é o melhor para você, depois do primeiro mês de academia e depois de duas semanas comendo “saudável”, muito provavelmente você irá desistir.

tumblr_nc8fkbLGGq1txyizko1_500

“Não desista, o início é sempre o mais difícil.”

Levar um estilo de vida mais saudável, mudar seus hábitos para que você passe a ser uma pessoa mais ativa e comer melhor não é fácil. Portanto, uma mudança gradual é a melhor opção. De nada adianta você sair de uma dieta em que você comia hambúrguer e pizza todo final de semana para uma dieta que você só come salada, frango e batata doce todos os dias. Uma hora você enjoará, ficará com saudades daquele hambúrguer suculento ou daquele delivery preferido que você tinha o costume de pedir semanalmente. Para fazer uma mudança em sua alimentação, o ideal é que se faça uma “reeducação alimentar”, primeiramente. Aos poucos, substitua alimentos fritos por assados, carboidratos simples por complexos, etc. Com o passar do tempo, você perceberá que as comidinhas que você antes considerava gostosas passarão a ser menos interessantes, e os alimentos saudáveis passarão a serem os mais gostosos! O melhor seria se você procurasse até mesmo um profissional para te auxiliar nessa mudança. Ninguém melhor que um nutricionista para te explicar o porquê de cada alimento ingerido ou as quantidades ideais!

O mesmo pode ser dito sobre exercícios físicos. Quer entrar numa academia, mas você nunca pegou firme na musculação? Pegue leve! Inicialmente, seu corpo precisará de um tempo para se adaptar ao seu novo treino e seu novo estilo de vida. Passe a dormir mais cedo, o sono é essencial! E procure criar um hábito de ir à academia. Nós todos criamos hábitos que mal percebemos. Por exemplo, chegar em casa e ligar o PC antes de fazer qualquer outra coisa é um hábito. Que tal chegar em casa, comer algo e correr pra academia? Crie um hábito disso e você perceberá que o dia que você faltar (por qualquer motivo), você sentirá falta. Vá por mim, quando realizar exercícios físicos se tornar um hábito, você dificilmente irá querer parar.  

tumblr_naie1ybWha1rg58bpo1_500

“A vida começa no fim da sua zona de conforto.”

Comer bem, dormir bem, ser ativo, tudo isso faz parte de um novo estilo de vida. Pegue firme e você perceberá que sua vida mudará – positivamente!

assana

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply